Banchan Coreano: o que é? Curiosidades e como preparar! 

O banchan coreano é super delicioso. Trata-se de um acompanhamento gostoso e fácil de fazer. Ele costuma ser consumido junto aos pratos de arroz coreano e outros acompanhamentos e petiscos.

Olha que os ingredientes para o preparo podem ser encontrados no Brasil. Sim, os coreanos têm uma relação muito forte e tradicional com a culinária. Esta que está muito enraizada na cultura desse país. 

Vamos conhecer mais do banchan, como é servido e outros detalhes? Vem comigo!

Banchan: o que é?

Banchan (반찬) são pequenos pratos servidos juntamente com arroz cozido na culinária coreana. O termo “banchan” pode ser usado tanto no singular quanto no plural e significa “acompanhamento”.

Ou seja, esses pratos são colocados no centro da mesa durante a refeição. No centro, também são dispostos pratos principais como galbi ou bulgogi, além de um pote de jjigae compartilhado. Cada pessoa recebe individualmente tigelas de arroz cozido e guk (sopa).

Banchan são servidos em pequenas porções, que são consumidas durante a refeição e reabastecidas, se necessário. Em refeições mais formais, há uma maior variedade de banchan. Vale lembrar que, a província de Jeolla é especialmente conhecida por oferecer uma ampla gama de banchan em uma única refeição.

Evolução da culinária coreana

Só para enfatizar, o banchan acompanha o arroz de grãos curtos cozido no vapor. Por exemplo, o Kimchi (alimento condimentado) é um item presente em quase todas as refeições e o bancham pode ser um acompanhamento.

A culinária coreana, com suas práticas e tradições, tem evoluído ao longo de séculos de mudanças sociais e políticas. Originada das antigas tradições agrícolas e nômades da Coreia e do sul, a culinária coreana se desenvolveu através de uma complexa interação entre o ambiente natural e as diferentes tendências culturais.

No Sul, as carnes e refeições coreanas tradicionais são nomeadas pelo número de acompanhamentos, que podem ser baseadas amplamente em arroz e vegetais.

Banchan acompanhamentos de comidas coreanas

Ingredientes, variedades e curiosidades

Nesse sentido, como a língua coreana não distingue entre singular e plural gramaticalmente, a palavra “banchan” é usada para referir-se tanto a um único prato quanto a vários pratos combinados.

 Os ingredientes comuns na culinária coreana incluem:

  • óleo de gergelim;
  • doenjang (pasta de feijão fermentada);
  • molho de soja, sal e alho;
  • gengibre;
  • gochugaru (flocos de pimenta);
  • gochujang (pasta de pimenta vermelha fermentada);
  • repolho napa.

A variedade de ingredientes e pratos pode variar conforme a província, com muitos pratos regionais se tornando populares em todo o país. Por exemplo, a culinária da corte real coreana, incorporava todas as especialidades regionais para a família real.

Além disso, a comida na Coreia é regulada por uma etiqueta cultural específica.

Algumas curiosidades da cultura coreana: o compartilhamento

Pois bem, um aspecto fundamental da cultura coreana é a prática de compartilhar refeições. Muitos pratos são elaborados para serem desfrutados em grupo, promovendo um senso de união e comunidade.

Por isso, alguns turistas podem achar difícil encontrar lugares onde as comidas coreanas sejam servidas individualmente.

As refeições tradicionais coreanas são compostas por uma variedade de pratos, incluindo arroz, sopas, vegetais, carnes e acompanhamentos, proporcionando uma experiência culinária rica e diversificada. E o banchan entra como um complemento.

Agora, vamos conhecer uma receita de banchan que você pode preparar.

Berinjela Grelhada (Gaji)

1 berinjela grande em rodelas grossas

Molho: 

  • 2 colher sopa de shoyu
  • 1 colher sopa de óleo de gergelim torrado 
  • 1 colher sopa de gergelim torrado 
  • 1/2 colher de chá de gochugaru (pimenta coreana).

Modo de preparo:

Misture o shoyu, óleo de gergelim, gergelim e gochugaru. Reserve. Em uma frigideira aquecida com um fio de óleo, doure as rodelas de berinjela dos 2 lados. Coloque as berinjelas em um prato bonito e regue com o molho. Salpique cebolinha picada por cima e sirva.

Pode ser consumido quente ou frio.

Como vimos, o banchan possui muitas variedades e podem ser usados como acompanhamento para dar mais sabor à comida coreana.

Enfim, saiba que a província de Jeolla é especialmente conhecida por oferecer uma ampla gama de banchan em uma única refeição. 

Receita Banchan

Receita Banchan Berinjela Grelhada (Gaji)
Curso Acompanhamento
Culinária Coreana
Palavra-chave banchan, banchan comida, banchan coreano, Berinjela Grelhada, gaji

Ingredientes

  • 1 berinjela grande em rodelas grossas

Molho

  • 2 colher sopa de shoyu
  • 1 colher sopa de óleo de gergelim torrado
  • 1 colher sopa de gergelim torrado
  • 1/2 colher de chá de gochugaru (pimenta coreana)

Modo de Prep.

  • Misture o shoyu, óleo de gergelim, gergelim e gochugaru. Reserve.
  • Em uma frigideira aquecida com um fio de óleo, doure as rodelas de berinjela dos 2 lados.
  • Coloque as berinjelas em um prato bonito e regue com o molho.
  • Salpique cebolinha picada por cima e sirva.

Observação

Pode ser consumido quente ou frio.
Hot Dog Coreano

Hot Dog Coreano: Origem, Preparo e Curiosidades

Pho Bo comida do Vietnã

Pho Bo: conheça esse prato exótico e veja como preparar!