Doenjang – Pasta Fermentada de Soja Coreana

Quem é fã da autêntica cozinha coreana, sem dúvida precisa experimentar receitas com Doenjang/Duenjang. 

Esse tempero feito à base de soja fermentada e salmoura é muito apreciado na Coreia. Seja como condimento em forma de pasta crua, misturado com outros ingredientes como alho e óleo de gergelim para saborizar petiscos. Ou mesmo complementando caldos, sopas e outros pratos coreanos populares.

Sua textura e sabor chegam a ser muito parecidos com o popular Missô japonês. Contudo, existem peculiaridades na pasta de soja coreana que a tornam única e ideal para usar em diversos preparos.

Continue lendo e veja a seguir mais detalhes sobre o Doenjang, para que serve e como usá-lo para incrementar suas receitas. Sejam elas coreanas ou não. Confira! 

Para que serve a pasta de soja coreana?

Basicamente, é uma pasta fermentada de soja que serve para temperar e agregar sabor a diferentes pratos. Inclusive, um dos clássicos coreanos feitos a base dela é o ensopado doenjang jjigae, que leva tofú, vegetais, pimenta, abobrinha, carne e cebolinha.

Além de muito saboroso, esse condimento também oferece diversos benefícios. Ele é rico em flavonoides, vitaminas, hormônios vegetais, aminoácidos e minerais que ajudam a:

  • Diminuir a pressão arterial
  • Melhora a atividade intestinal
  • Fortalece a saúde do fígado
  • Reduz os níveis de colesterol

Doenjang x Missô

Por apresentar um sabor e textura similar, muitos confundem o Doenjang com Missô. Contudo, mesmo sendo condimentos fermentados, ambos possuem particularidades que os tornam diferentes.

A começar pela forma de preparo. Em regra, a pasta fermentada de soja (doenjang) leva exclusivamente soja e água salgada em sua composição base. Enquanto isso, no missô, vai arroz ou cevada com um molde koji como base.

Além disso, a pasta de soja envolve 3 fases de fermentação com a presença de oxigênio. Já o missô envolve apenas 2 estágios de fermentação, sendo que a segunda fase é feita sem a presença de oxigênio.

Fora isso, o doenjang possui um perfil de sabor mais intenso e complexo se comparado ao missô.

Onde comprar?

Você encontra nas principais sites e lojas de produtos orientais no Brasil. Temos uma bem popular que é da marca CJW Pasta de Soja Duenjang (콩된장)

CJW-Pasta de Soja Duenjang (콩된장)
CJW-Pasta de Soja Duenjang (콩된장)

Como usar Doenjang?

Outro ponto que chama atenção é sua versatilidade de uso no preparo de diferentes receitas. Esse ingrediente vai muito bem como condimento para legumes ou para mergulhar petiscos. Ou se preferir também pode usá-lo como tempero em sopas e refogados.

O Doenjang também é muito usado na Coreia com gochujang para fazer ssamjang, um tradicional preparo que leva vegetais em folhas e pode ser consumido com ou sem arroz. Essa combinação vai muito bem como complemento de pratos coreanos com carne, como o Bibimbap, por exemplo.

Receita com Doenjang

Doenjang Jjigae o ensopado de pasta de soja coreana.
Doenjang Jjigae o ensopado de pasta de soja coreana.

Abaixo você pode conferir um vídeo da Chef Helena Jang com a receita de ensopado de tofu coreano (doenjang jjigae).

Receita de Doenjang Jjigae

Além da tradicional sopa Doenjang JJigae, existem várias receitas que você pode preparar com Doenjang. Abaixo listamos algumas das mais conhecidas para você se inspirar, confira!

Sushi Coreano

Quem disse que só existe sushi no Japão? Esse clássico da culinária coreana é feito com arroz envolto por alga marinha e vários ingredientes o kimbap.

O arroz é temperado com óleo de gergelim, açúcar e também vinagre de arroz. Como recheio da versão coreana normalmente se usa o nabo em conserva (danmuji) e carnes temperadas com Doenjang.

Bossam

Essa receita é feita com carne de porco e acelga. Normalmente se usa a barriga de porco. Mas você pode fazer com outros cortes como o lombo, por exemplo.

Nesse preparo, você deve cozinhar a carne em um caldo com vegetais e temperos por 45 minutos. E é justamente nesse caldo onde entra o Doenjang. Depois de transcorrido esse tempo é só picar a carne em fatias finas e servi-la com folhas de alface.

Como pode perceber, existe uma variedade de possibilidades para usar a pasta fermentada de soja coreana. Então, agora que já sabe como usá-la, incremente suas receitas dando um toque coreano autêntico aos seus preparos com esse ingrediente clássico.

bibimbap arroz mesclado risoto coreano

Bibimbap – Como preparar o clássico “Arroz Mesclado” Coreano

Hot Dog Coreano

Hot Dog Coreano: Origem, Preparo e Curiosidades