Makgeolli – Saiba mais sobre essa Bebida Coreana de Arroz

A Coreia não é conhecida apenas por sua culinária rica, versátil e apimentada. O país também conta com uma ampla variedade de bebidas alcoólicas, incluindo algumas bem populares, como a Makgeolli (막걸리).

Também conhecida como Makkolli/Takju (탁주), essa bebida é feita a partir da fermentação dos grãos de arroz. Ela possui um aspecto leitoso e sabor levemente adocicado. Muito consumida no Oriente, a Makgeolli também vem ocupando espaço na prateleira de supermercados e na carta de bebidas de muitos restaurantes ocidentais.

Mas o que é exatamente essa bebida coreana? Qual sua origem? Do que ela é feita? Como se toma o Makkolli? 

Para esclarecer essas e outras dúvidas, preparamos esse artigo completo sobre o assunto. Acompanhe conosco essa leitura e conheça agora tudo o que precisa sobre essa famosa bebida coreana. 

Este artigo não tem o intuito de incentivar o consumo de álcool e sim de caráter informativo sobre essa bebida coreana. Beba com moderação!

O que é Makgeolli coreano?

Makgeolli, Makkolli ou takju como alguns também a chamam, é uma tradicional bebida coreana popularmente conhecida como vinho de arroz coreano. Ela é considerada uma das bebidas mais antigas da Coreia, pois sua origem remonta ao século 10, durante a dinastia Koryo.

No começo, essa bebida coreana era muito popular entre fazendeiros, agricultores e idosos. Mas, com a busca constante por insumos que agregam benefícios à saúde e qualidade de vida, essa bebida coreana passou a ganhar popularidade. E, desde então, se transformou em uma tendência na Coreia, sobretudo entre os jovens.

Afinal, Makgeolli é um vinho de arroz?

Por ser feita a partir da fermentação dos grãos de arroz, muitos costumam achar que se trata de um vinho de arroz. Contudo, pensar dessa maneira é um erro, pois essa bebida coreana não é um vinho.

Isso porque o vinho, na maioria das vezes, é produzido a partir da fermentação do açúcar presente nas frutas. Enquanto isso, o Makgeolli é feito com a fermentação de grãos de arroz. Além disso, existem outros fatores que também diferenciam essa bebida do vinho.

Os vinhos, por exemplo, possuem um teor alcoólico maior que a Makkolli. O tempo de vida útil da bebida coreana também é menor, ao contrário dos vinhos. Portanto, dificilmente você verá alguém selecionando uma garrafa de Makgeolli pelo ano de safra.

Portanto, pode-se dizer que a Makkolli é uma bebida tradicional coreana única, assim como o sake é no Japão.

Do que é feito o Makkolli?

Basicamente, o Makgeolli é uma bebida feita através da mistura de arroz, água e um agente de fermentação nuruk (누룩). Depois que é adicionado ao arroz doce cozido e a água, esse agente fica fermentando a mistura por uma semana. Assim, ele consegue transformar o amido em açúcar e álcool. 

Makgeolli na mesa
Makgeolli

Sua cor tradicional é branca, o aspecto da bebida é leitoso e seu teor alcoólico é relativamente baixo, ficando em torno de 5% a 14,5 %, em média. Normalmente, vinhos comuns possuem um teor alcoólico entre 10% e 20%.

Levemente gaseificada, essa bebida é composta em sua maioria por água. Mas também possui proteínas, carboidratos, gordura e fibras, além de vitaminas B e C e lactobacilos. O que contribui para melhorar a saúde em vários aspectos. Seja melhorando o sistema digestivo, elevando a imunidade ou mesmo retardando o processo de envelhecimento. 

Ou seja, esse conjunto de fatores faz do Makkolli uma bebida ideal para quem deseja experimentar algo saboroso, nutritivo, mas que não seja muito alcoólico.

Onde comprar?

Assim como muitos produtos coreanos, você encontra em diversos sites pela internet os sabores tradicionais, pêssego,uva, banana entre outros.

Uma marca muito popular que encontro é Kook soon dang (국순당) como na imagem abaixo:

Makgeolli de banana da kook soon dang em garrrafa e latinha
Makgeolli de banana da kook soon dang

O teor alcoólico dos produtos na imagem acima é de 4% e você pode comprar na Amazon ou em outros sites de produtos orientais.

Como se toma Makgeolli?

O Makgeolli é uma bebida coreana que normalmente se toma gelada e pode acompanhar diversos pratos. 

Tradicionalmente ela acompanha os chamados pajeons, que são panquecas coreanas. Ou então, é possível ainda apreciar com anju (comida de bar) ou Bulgogi ( carne grelhada). Mas, ela também vai muito bem com receitas de frutos do mar, por exemplo.

Além disso, essa bebida pode ser servida do jeito tradicional, em tukbaegi, que são tigelas de barro acompanhados de uma concha. Ou então em tigelas de metal e até mesmo em garrafas, como se encontra normalmente em alguns restaurantes, cervejarias e supermercados hoje em dia.

Qual o melhor acompanhamento?

Outra dúvida muito comum de quem experimenta essa bebida de arroz coreana é sobre o que ela acompanha. No geral, o Makkoli é uma bebida muito versátil e que combina com diferentes tipos de receita.

Por ser uma bebida levemente doce, seca e com toque ácido, ela vai super bem com pratos salgados e picantes. Além disso, acompanha ainda receitas com sabores delicados. 

Entre as combinações clássicas que você pode experimentar junto a essa bebida e que vão além das tradicionais panquecas coreanas, estão queijo fresco, pinhões, ovelhas e caqui maduro.

O Makgeolli sem dúvida é a bebida perfeita para você tomar acompanhando deliciosas receitas coreanas. Então, agora que já conhece um pouco mais sobre ela, não deixe de provar esse drink meio agridoce que é uma explosão de sabor. Você pode encontrá-la em lojas, sites e restaurantes especializados em produtos coreanos.

Prepare em sua casa

Assim como qualquer receita, não existe uma definitiva, mas caso queira preparar o seu próprio Makgeolli separei um passo a passo simples para qualquer pessoa fazer em sua casa.

Antes de começar é bom lembrar que também é vendido o kit completo com os ingredientes prontos para o preparo, é só misturar. Geralmente vem a bebida em pó mais levedura. Essa receita explica como.

Você encontra em sites como o Ebay: 

Vamos prosseguir então para quem vai fazer a receita do jeito mais “tradicional” que eu encontrei aqui

Receita de Makgeolli

Receita tradicional de Makgeolli (vinho de arroz coreano)
Curso Drinks
Culinária Coreana
Palavra-chave bebida coreana, makgeolli, makuly, takju, vinho de arroz coreano
Tempo de Prep. 3 horas
Tempo de Cozer 1 hora
Tempo Total 10 dias 4 horas

Ingredientes

  • 1 kg de arroz glutinoso
  • 95 gramas de Nuruk
  • 1 litro de água
  • 1 colher de fermento (opcional)

Opcionalmente Necessário para diluir o Makgeolli pronto

  • 650 ml de água
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Modo de Prep.

Prepare o arroz (5 horas antes)

  • Faça com o arroz seco (Godubap 고두밥) – Lave o arroz algumas vezes em água fria até que a água fique bem limpa.
  • Deixe o arroz de molho na água por 2 horas para o arroz doce, 3 horas para o arroz de grão curto e durante a noite para o arroz integral. Você pode deixar de molho por mais tempo (até 3 dias), mas troque a água após 8 horas.
  • Escorra o arroz em uma peneira por 30 a 45 minutos. Basta remover completamente o excesso de água.
  • Cozimento no vapor – Pode usar uma panela de bambu, forre-a com uma tela de silicone antiaderente e coloque o arroz no vapor por 40 minutos ou até que a quantidade de vapor que sai pela panela não seja mais visível.
  • Espalhe o arroz cozido no vapor em uma bandeja para que possa esfriar. Deixe esfriar por 2 horas ou mais até que não esteja quente ao tocar.

Prepare o recipente onde vai a bebida

  • Higienize o recipeinte usando água e sabão e depois enxágue se for um recipiente não poroso, como vidro ou plástico.

Prepare o Nuruk

  • Uma hora antes. Meça a quantidade de água que você vai usar para o Makgeolli. Utilize água filtrada. A água engarrafada também é boa. Acrescente água ao recipiente em que fará a infusão. Use água morna se quiser dar um impulso extra. Adicione o nuruk à água e deixe-o de molho por 1 hora.

Fazer Makgeolli

  • Quando o arroz estiver frio, adicione-o à mistura de água com Nuruk no recipiente. O arroz deve estar seco o suficiente para que os grãos individuais se separem facilmente uns dos outros.
  • Com as mãos, misture tudo delicadamente para que fique homogêneo e não restem grandes pedaços de nuruk. Tente não esmagar ou quebrar os grãos de arroz. É melhor deixar cada grão de arroz o mais inteiro possível, mas tente misturar bem. Porque quanto mais tempo você mistura, mais as coisas se aquecem, permitindo que o fermento e as enzimas sejam ativados.
  • Cubra o recipiente deixando com a tampa um pouco aberta e coloque-o em um local fresco e seco por 10 a 14 dias. Inicialmente, você não deve ver nenhum líquido extra.

Dia 1 de fermentação

  • Dia 1 – Mantenha a tampa frouxa (pois ela precisa de oxigênio), misture 2 vezes por dia com uma colher de pau ou espátula de plástico. No primeiro dia não será fácil misturar, pois há muito pouco líquido. Mas é assim que deve ser. Você verá mais líquido aparecer na mistura a cada dia.
  • Dia 4+ – até 10 a 14 dias, não misture e mantenha a tampa completamente fechada. Mas verifique a mudança. Em temperaturas baixas (18°C), pode levar até cerca de 2 semanas, mas, em média, deve levar cerca de 10 dias. Em temperaturas mais altas, próximas a 23°C, ele pode estar pronto até mesmo antes de 10 dias. Em vez de depender apenas do tempo, você deve observar atentamente os sinais de que ela está pronta e também fazer um teste de sabor para ver quando deseja engarrafá-la.

Hora de Filtrar

  • Após o término da fermentação (ou quando você quiser engarrafar), precisamos filtrar a bebida. Use um pano de linho fino ou um saco de filtro de malha para filtrar o líquido. A bebida está pronta para ser consumida imediatamente, mas você pode guardá-la na geladeira por alguns dias para que possa envelhecer um pouco e amadurecer ainda mais.

Como diluir (Opcional)

  • Opcionalmente, você pode diluir o Makgeolli pronto misturando-o com água (1/2 quantidade de vinho total) e adicionando açúcar (cerca de 2 colheres de sopa para 1 lote usando 1 kg de arroz). Isso produzirá uma bebida semelhante às vendidas em lojas. Menos espessa e com teor alcoólico semelhante de 6% e sabor mais doce.

Video

Observação

Se você engarrafou seu Makgeolli cedo, enquanto ele ainda está borbulhando ativamente, lembre-se de liberar o gás a cada dois dias ou use uma tampa de fermentação que permita que o gás escape. Ou ele pode estourar!
Kimbap o "Sushi" Coreano

Kimbap – Conheça o tradicional “Sushi” Coreano

bibimbap arroz mesclado risoto coreano

Bibimbap – Como preparar o clássico “Arroz Mesclado” Coreano