Gyoza ou Guioza: o que é? Como fazer + Curiosidades!

Se você não sabe, Gyoza é um pastel chinês que leva recheio de carne de porco e vegetais ou legumes.

Ele é feito com farinha de trigo e pode ser frito ou cozido no vapor, e é normalmente servido com molho de soja.

O Gyoza hoje é consumido por pessoas do mundo todo, como ele é cozido, não fica gorduroso e por isso tem a preferência de muitas pessoas.

Neste conteúdo, veja algumas curiosidades desse prato chinês, sua origem e uma receita especial. Vamos conferir!

O que é Gyoza?

O Gyoza é um tipo de pastel feito de farinha de trigo, tradicionalmente recheado com carne de porco e vegetais. Embora ele tenha origem na China, ele se espalhou por toda a Ásia, especialmente no Japão, onde foi introduzido no final da Segunda Guerra Mundial. 

Atualmente, o Gyoza é um dos pratos mais populares da culinária japonesa contemporânea. Trata-se de um pastel de massa fina, que pode ser frito ou cozido, recheado com carne moída e/ou vegetais. O formato é semelhante ao de um ravióli oblato e é geralmente servido com molho de soja.

Agora, vamos ver mais sobre sua origem.

Origem do Gyoza

Acredita-se que o gyoza foi trazido para o Japão por soldados durante a Segunda Guerra Mundial. 

Isto é, esse pastel que conhecemos hoje surgiu no período pós-guerra, quando muitos japoneses que trabalhavam na China retornaram e começaram a fazer e vender esses pasteis em barracas para sobreviver. 

No período pós-guerra, essa iguaria ganhou destaque, pois era uma forma de subsistência: os moradores tanto consumiam quanto vendiam gyozas para sobreviver. 

Na época, era mais fácil encontrar farinha do que arroz, um ingrediente essencial na culinária japonesa. Para aumentar a quantidade, a massa do gyoza foi feita mais fina do que a original servida nos restaurantes chineses.

Então, a escassez de alimentos forçou a criação de uma massa mais fina. Esse pastel especial rapidamente ganhou popularidade, proporcionando nutrição e saciando a fome de muitos durante esses tempos difíceis. Era um alimento proteico e nutritivo, além de ser fácil e rápido de preparar.

Guioza
Guioza

Em seguida, vamos ver algumas curiosidades desse prato.

Curiosidades sobre o pastel Gyoza

Embora o gyoza seja amplamente associado ao Japão, ele tem suas raízes na China, onde é conhecido como jiaozi. É um alimento tradicional chinês há mais de mil anos.

Como vimos, a escassez de alimentos e a facilidade de fazer a massa fina contribuíram para sua popularidade.

Existem várias formas de preparar o gyoza.

Assim, o Yaki-Gyoza é frito e depois cozido no vapor, resultando em uma textura crocante por fora e macia por dentro. Já o Sui-Gyoza é apenas cozido no vapor, tornando-se mais leve. 

Há também o Age-Gyoza, que é completamente frito, oferecendo uma textura crocante em toda a superfície. 

Agora, vamos ver uma receitinha para você preparar para sua família?

Ingredientes:

  • 300 gr de farinha de trigo
  • 200 gr de água
  • 300 gr de repolho
  • 300 gr de carne de porco
  • 1 xícara de chá de cebolinha
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 colher de sopa de óleo de soja.

Modo de preparo:

Recheio:

Pique o repolho e a cebolinha, misture-os com duas colheres de chá de sal e coloque em uma peneira para desidratar por pelo menos 30 minutos.

Em seguida, corte a carne de porco em cubos e moa no processador de alimentos. Alternativamente, você pode usar um moedor de carne ou picar finamente com uma faca.

Massa:

Para preparar a massa, você pode usar uma máquina de pão, que permite o uso de água em temperaturas que seriam difíceis de manusear manualmente.

Coloque na máquina a farinha, o óleo de soja e a água fervente. Selecione a opção “Massa” e deixe misturar por 30 minutos. Após os 30 minutos, retire toda a água do repolho, espremendo contra a peneira ou com um pano limpo. Misture com a carne de porco moída e o óleo de gergelim.

Separe a massa em bolas de aproximadamente 50g cada. Abra cada bola com um rolo de massa. Agora, recheie os discos de massa com uma colher de sopa do recheio e feche os pastéis.

Cozimento:

Frite os gyozas em uma frigideira antiaderente untada com óleo, sem mexer, por 3 minutos ou até que o fundo comece a dourar. Sirva quente. 

Enfim, essa preparação fácil e saborosa mostra por que o gyoza continua a ser um prato amado e popular, tanto no Japão quanto ao redor do mundo.

Por fim, você viu mais sobre o gyoza, um pastel chinês, mas que ganhou popularidade na mesa das pessoas de boa parte do mundo.

Esperamos que você tenha gostado de saber mais desse pastel. Fique aqui e veja mais conteúdos como este! Combinado?

Receita de Gyoza

Receita de Gyoza ou Guioza é um pastel chinês recheado com carne de porco, vegetais ou legumes.
Curso Snack
Culinária Chinese
Palavra-chave guioza, gyoza, jiaozi, pastel chinês

Ingredientes

  • 300 g de farinha de trigo
  • 200 ml de água
  • 300 g de repolho
  • 300 g de carne de porco
  • 1 xícara de chá de cebolinha
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 colher de sopa de óleo de soja.

Modo de Prep.

  • Recheio:
  • Pique o repolho e a cebolinha, misture-os com duas colheres de chá de sal e coloque em uma peneira para desidratar por pelo menos 30 minutos.
  • Em seguida, corte a carne de porco em cubos e moa no processador de alimentos. Alternativamente, você pode usar um moedor de carne ou picar finamente com uma faca.

Massa:

  • Para preparar a massa, você pode usar uma máquina de pão, que permite o uso de água em temperaturas que seriam difíceis de manusear manualmente.
  • Coloque na máquina a farinha, o óleo de soja e a água fervente. Selecione a opção “Massa” e deixe misturar por 30 minutos. Após os 30 minutos, retire toda a água do repolho, espremendo contra a peneira ou com um pano limpo. Misture com a carne de porco moída e o óleo de gergelim.
  • Separe a massa em bolas de aproximadamente 50g cada. Abra cada bola com um rolo de massa. Agora, recheie os discos de massa com uma colher de sopa do recheio e feche os pastéis.

Cozimento:

  • Frite os gyozas em uma frigideira antiaderente untada com óleo, sem mexer, por 3 minutos ou até que o fundo comece a dourar. Sirva quente.
  • Enfim, essa preparação fácil e saborosa mostra por que o gyoza continua a ser um prato amado e popular, tanto no Japão quanto ao redor do mundo.

Escrito por Rafael Avelino

Admirador da cultura e culinária oriental/asiática como a japonesa, coreana, chinesa entre outras.

Baozi

Baozi: o que é? Por que faz sucesso e como preparar?

Maionese Japonesa Kewpie

A maionese japonesa Kewpie é a melhor do mundo?