Feijão Azuki: o que é? Quais seus benefícios e sua história?

O feijão azuki é um alimento saboroso, versátil e nutritivo, originário do Japão, ou seja, da cozinha asiática. Vamos conhecer mais desse alimento?

Como sabemos, adotar um estilo de vida saudável e manter uma dieta balanceada já se tornou uma tendência mundial.

A alimentação é uma área que segue essa moda, fazendo com que certos alimentos se tornem populares nas dietas atuais.

Por exemplo, abacate, quinoa e cúrcuma são alguns dos ingredientes que ganharam destaque na alimentação saudável, mas não são os únicos.

Quer saber qual é a mais recente tendência? Então, vamos saber um pouco da história do feijão azuki, seus benefícios e outros detalhes?

O que são os feijões azuki?

Os feijões azuki são pequenos grãos semelhantes aos feijões vermelhos, embora também possam ser encontrados em outras cores.

Eles são frequentemente transformados em pasta para o preparo de diversas receitas, incluindo as sobremesas. São considerados uma leguminosa selvagem

Portanto, são ingredientes bastante versáteis na culinária, e podem ser usados tanto em pratos doces quanto salgados. Sua textura macia permite que sejam facilmente incorporados em uma infinidade de receitas.

Na Ásia, os feijões azuki são extremamente populares e amplamente cultivados, especialmente no leste do continente e na região dos Himalaias.

Atualmente, eles podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, ervanárias e supermercados, devido ao aumento de sua popularidade nos últimos anos.

Abaixo, que tal vermos um pouco da história desse alimento?

A história do feijão azuki na Culinária Asiática

Pois bem, os feijões azuki não são uma novidade. Eles são cultivados na Ásia desde 1000 a.c. Antigamente, muitos acreditavam que esses feijões, devido à sua cor vermelha, eram amuletos de boa sorte, sendo frequentemente utilizados em eventos e cerimônias no Japão, China e Coreia.

Sua introdução na Europa ocorreu após o sec. XX, depois que os imigrantes japoneses o introduziu no Brasil.

Além disso, os feijões azuki eram valorizados por suas propriedades medicinais e nutricionais.

Agora, vamos descobrir alguns benefícios dessa leguminosa para nossa saúde?

Benefícios para a saúde do feijão azuki

É importante lembrar que, nenhum alimento, por si só, tem propriedades milagrosas. Uma dieta saudável, que tenha o feijão azuki como ingrediente, pode contribuir para a melhora da saúde e prevenção de muitos tipos de doenças.

Então, alguns dos benefícios dessa leguminosa incluem:

  • Melhoria da saúde intestinal: Ricos em fibras solúveis e amido resistente, os feijões azuki ajudam a melhorar o trânsito intestinal e a digestão.
  • Redução do risco de diabetes tipo 2: O alto teor de fibras desses feijões auxilia na melhoria da sensibilidade à insulina e na redução dos picos de açúcar no sangue após as refeições.
  • Regulação do peso: Os feijões azuki podem aumentar a expressão de genes que diminuem a fome e aumentam a sensação de saciedade. E, são ricos em proteínas e fibras, o que contribui para a regulação do apetite.

Onde comprar?

Na própria Shopee ou sites de produtos orientais você pode comprar o feijão azuqui para preparar do jeito que quiser.

história do feijão azuki
feijão azuki

Receitas populares com os feijões azuki

Como mencionado, os feijões azuki podem ser utilizados tanto em pratos doces quanto salgados. Veja uma opção de receita para você experimentar em cada tipo de prato:

Anko

Ingredientes:

  • 200 gramas de feijão azuki
  • 75 gramas de açúcar branco
  • 50 gramas de açúcar mascavo
  • Uma pitada de sal.

Modo de preparo:

  1. Deixe os feijões de molho em água por pelo menos dez horas. Após o tempo de molho, escorra os feijões e coloque-os em uma panela com água, utilizando três vezes a quantidade de feijão.
  2. Tampe e leve ao fogo. Então, quando a água começar a ferver, reduza o fogo para o mínimo e cozinhe, sem destampar, por cerca de 45 a 60 minutos, até que os feijões estejam macios.
  3. Depois de cozidos, escorra bem os feijões e coloque-os de volta na panela em fogo médio-baixo. Adicione o açúcar e deixe-o derreter, mexendo ocasionalmente.
  4. Continue cozinhando sem deixar ferver muito para que a água evapore. Acrescente uma pitada de sal. O resultado deve ser uma pasta de consistência moderada.

Pronto, agora é servir! Bom apetite!

Por fim, você viu um pouco dessa leguminosa que é o feijão azuki, o qual tem seus benefícios, é bastante fácil de preparar e fica uma delícia em suas receitas.

Escrito por Rafael Avelino

Admirador da cultura e culinária oriental/asiática como a japonesa, coreana, chinesa entre outras.

jajangmyeon

Jajangmyeon: o que é? Como surgiu e como fazer?

Pad Thai

Pad Thai Tailandês: Origem, Receita e Curiosidades