Considerado um dos principais ingredientes da culinária coreana, o Gochujang é uma pasta de pimenta bastante versátil. No Oriente, ela é presença garantida em diversos pratos e agora vem se popularizando em vários países ocidentais, inclusive no Brasil.
Com sabor picante e levemente salgado, essa pasta passa por um processo de fermentação que acentua seu sabor. Além disso, seu preparo envolve outros ingredientes que conferem ao Gochujang um toque levemente agridoce.
Sumário do Conteúdo
Ainda não conhece o Gochujang? Então continue sua leitura e veja agora como fazer uma autêntica pasta fermentada de pimenta coreana e em quais pratos pode usar esse ingrediente. Confira!
O que significa Gochujang?
Gochujang, significa pasta de pimenta. Esse condimento é um dos três mais utilizados na Coréia, sendo feito à base de pimenta vermelha, soja fermentada, sal e arroz glutinoso.
Seu uso traz aos pratos um toque mais apimentado e levemente agridoce, que é um traço típico da culinária coreana. Por isso, quem é fã dos sabores coreanos, certamente precisa ter esse ingrediente disponível em sua cozinha.
Além do sabor umami que confere aos pratos, o Gochujang também é um condimento que oferece vários benefícios à saúde, como:
- Estudos mostram que a capsaicina presente na pasta fermentada de pimenta coreana ajuda a reduzir gordura corporal
- Esse condimento também contribui para baixar os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, fatores de risco para doenças coronárias
- Por ser fermentado esse ingrediente também ajuda a regular a atividade intestinal, evitando, por exemplo, a prisão de ventre
Veja também
Gochugaru – Saiba mais sobre a pimenta vermelha em pó coreana
Conheça a Bebida Coreana Soju
Em que pratos são utilizados gochujang?
Ao contrário do que muitos acham, o Gochujang não é um molho, mas um condimento. Sendo assim, seu uso tem como objetivo realçar o sabor das preparações.
Ele vai muito bem com frango frito, em receitas com porco, para preparar molho de macarrão ou então na marinada de carnes.
Além disso, esse ingrediente também é amplamente utilizado em refogados de legumes e sopas. Lembrando que, por proporcionar um sabor picante, salgado e doce, é preciso ter cuidado ao adicionar esse condimento em seus preparos.
Onde comprar?
É possivel encontrar em lojas online e presenciais o gochujang pronto, como exemplo temos uma marca bem popular no Brasil a Sajo:
Receita com gochujang
O Gochujang é muito versátil, mas se você ainda tem dúvidas de como utilizar esse ingrediente na cozinha, abaixo nós separamos uma deliciosa receita de frango frito com essa pasta de pimenta coreana.
Ingredientes:
- 600 gramas de coxa e sobrecoxa de frango;
- Uma xícara de leite
Para a massa de empanar:
- Uma xícara de farinha
- Sal a gosto
- Três colheres de sopa de amido de milho;
- Dois ovos inteiros;
- Meia xícara de água gelada
Para o molho
- Uma cebola média picada
- Meia xícara de amendoim já torrado
- Seis colheres de sopa de açúcar
- Quatro dentes de alho
- Três colheres de sopa de água
- Três colheres de sopa de Gochujang
- Três colheres de sopa de katchup
Modo de preparo
- Comece cortando o frango em cubinhos e depois coloque em um refratário junto com a xícara de leite. Tampe e deixe descansando por uma hora.
- Enquanto isso, em uma vasilha misture os ingredientes secos da massa e depois adicione os ovos e a água. Misture tudo até obter uma massa bem líquida e viscosa.
- Depois que o frango terminar de marinar, descarte o leite e misture ele na massa de empanar. Em seguida frite em óleo vegetal e retire o excesso da gordura com um papel toalha.
- Reserve e comece o molho triturando o amendoim e colocando para dourar com um fio de óleo. Coloque os demais ingredientes e misture até ferver e engrossar.
- Desligue o fogo e misture o frango frito.
Viu como a Gochujang é super versátil dentro da cozinha coreana? Ele combina com diversos tipos de proteínas e vegetais e é uma ótima pedida para quem deseja trazer um sabor diferente para as refeições.