Pad Thai é um dos pratos mais populares da Tailândia; é perfeito para surpreender familiares e amigos nos encontros gastronômicos de fim de semana, férias e feriados. Atreva-se a fazer e a experimentar!
Sumário do Conteúdo
Trata-se de um prato salteado feito com macarrão de arroz, camarão, frango ou tofu, amendoim, ovo mexido e brotos de soja. Vamos descobrir mais?
Pad Thai: o que é?
Pois bem, os ingredientes do Pad Thai são salteados juntos, em um wok (utensílio da culinária asiática) e misturados com um delicioso molho.
Este prato é uma comida de rua comum na Tailândia, é um dos itens mais populares nos cardápios de restaurantes tailandeses em todo o país.
Então, a combinação complexa de texturas e sabores, que mescla doce, azedo, salgado e picante, ajudou a transformar o Pad Thai no prato tailandês mais popular fora da Tailândia.
Logo, para fazer esse prato no molde vegano ou vegetariano, basta omitir o ovo e substituir o molho de peixe por mais molho de soja.
O molho tradicional desse prato inclui molho de peixe, vinagre, açúcar e pasta de tamarindo. Como a pasta de tamarindo pode ser difícil de encontrar em supermercados comuns, você pode substituí-la por vinagre de arroz.
Agora que você sabe do que se trata, vamos entender a origem desse delicioso prato.
Veja Também:
Kimbap – Conheça o tradicional “Sushi” Coreano
Pho Bo: conheça esse prato exótico do Vietnã e veja como preparar!
Pad Thai: Qual a sua origem?
Este prato, o Pad Thai, nacional tailandês foi promovido por decreto, há cerca de 80 anos pelo primeiro-ministro Plaek Phibunsongkhram ou Phibun, um militar autoritário.
Ele também foi responsável por mudar o nome do país de Sião para Tailândia e criar um prato nacional – o Pad Thai, uma versão simples de noodles que ele costumava comer em casa. Inicialmente, chamado de Kway Teow Pad Thai, especificava que a massa deveria ser de arroz.
Foi uma modernização de um prato consumido desde o século XVIII, mas agora tem mais proteína, tornando-o mais nutritivo e saboroso.
Conforme relata a antropóloga Penny Van Esterik, a lenda que envolve o prato sugere que, antes de se tornar um símbolo nacional, o Pad Thai era feito pela cozinheira pessoal de Phibun (primeiro-ministro, como visto acima).
Ele se esforçou bastante para integrar o prato ao cotidiano da população, destacando seus benefícios nutricionais e incentivando os vendedores de rua a comercializá-lo, fornecendo-lhes novos carrinhos gratuitamente.
Normalmente, o Pad Thai é um prato de almoço, mas com a chegada dos turistas, o horário da refeição se tornou secundário e o prato ganhou popularidade entre os estrangeiros.
Abaixo, que tal vermos sobre algumas curiosidades desse prato?
Curiosidades do Pad Thai
Com o intuito de modernizar a culinária e reduzir a dependência da Tailândia em relação à cultura chinesa, o Pad Thai se tornou uma combinação harmoniosa de vários ingredientes de diversas regiões tailandesas.
Vale dizer que, graças ao cuidado dos cozinheiros, cada componente do prato é aprimorado para agradar a qualquer paladar.
Além disso, esse prato oferece uma experiência completa de sabor, com uma única colher contendo os cinco sabores fundamentais: picante, azedo, doce, salgado e amargo.
Então, todos esses sabores, essenciais e naturais, se combinam para criar um prato único. O macarrão absorve o óleo, o açúcar de palma adiciona doçura, os pimentões tailandeses conferem o toque picante, e o tamarindo proporciona o equilíbrio entre o doce e o azedo.
A seguir, vamos aprender a como preparar essa gostosura?
Ingredientes:
- Massa de arroz (noodles)
- 1 colher de sopa de óleo
- 250g de camarão cru
- 3 dentes de alho
- 1 chalota
- Rebentos de soja
- 1 colher de sopa de amendoins torrados
- 1 ovo.
Para o molho:
- 2 colheres de sopa de pasta de tamarindo
- 2 colheres de sopa de açúcar,
- Sumo de meia lima
- 4 colheres de sopa de molho de peixe
- 1 colher de café de óleo de sésamo
Modo de Preparo:
- Cozinhe o macarrão em água fervente por 4 minutos, escorra, passe por água fria e adicione um pouco de óleo. Aqueça uma frigideira ou wok e acrescente óleo. Quando estiver quente, adicione chalota e alho picados.
- Então, refogue até dourar, adicione o camarão e continue a saltear.
- Adicione o macarrão, o molho e misture tudo. Acrescente os amendoins torrados e continue a saltear. Abra um espaço no meio do wok, adicione um ovo e mexa vigorosamente. Retire do fogo e sirva com brotos de soja, coentro picado, óleo de gergelim e limão.
Por fim, o Pad Thai é um dos pratos mais populares fora do seu país de origem. Sua textura e mistura de doce, sal e acidez, somado aos sabores dos outros ingredientes, faz deste prato um verdadeiro sabor!
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Fique aqui no site e acesse mais conteúdo como este de hoje, tudo bem? Sempre temos novidades do mundo da culinária asiática!
Receita de Pad Thai
Ingredientes
- Massa de arroz (noodles)
- 1 colher de sopa de óleo
- 250 g de camarão cru
- 3 dentes de alho
- 1 chalota
- Rebentos de soja
- 1 colher de sopa de amendoins torrados
- 1 ovo
Para o molho:
- 2 colheres de sopa de pasta de tamarindo
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Sumo de meia lima
- 4 colheres de sopa de molho de peixe
- 1 colher de café de óleo de sésamo
Modo de Prep.
- Cozinhe o macarrão em água fervente por 4 minutos, escorra, passe por água fria e adicione um pouco de óleo.
- Aqueça uma frigideira ou wok e acrescente óleo. Quando estiver quente, adicione chalota e alho picados.
- Então, refogue até dourar, adicione o camarão e continue a saltear.
- Adicione o macarrão, o molho e misture tudo. Acrescente os amendoins torrados e continue a saltear.
- Abra um espaço no meio do wok, adicione um ovo e mexa vigorosamente. Retire do fogo e sirva com brotos de soja, coentro picado, óleo de gergelim e limão.