Menu

Tteokbokki/Topokki – Aprenda como fazer esse prato Coreano

Típica comida de rua muito apreciada na Coreia do Sul, o Tteokbokki/Topokki é um snack conhecido pelo sabor picante. 

Feito à base de massa de arroz mergulhado em um molho apimentado, sua aparência lembra muito um nhoque italiano. Mas o gosto sem dúvida é bem diferente.

Preparar um bom é muito rápido e prático. E assim como a maioria das comidas de rua servidas na Coreia, essa iguaria também pode ser servida em palitinhos.

Se você deseja conhecer os sabores e temperos coreanos sem ir à Coreia, sem dúvida precisa experimentar essa iguaria.

Ainda não sabe como fazer um delicioso Tteokbokki/Topokki coreano?

Então continue sua leitura e conheça agora mais detalhes sobre esse snack tipicamente coreano. E o mais importante, aprenda como fazer um autêntico Topokki. Confira!

O que é Tteokbokki/Topokki

Em tradução literal Tteok significa “massa de arroz” e bokki significa “refogado”. Topokki também é uma forma de escrever esse prato e significa “bolinho de arroz”.

Na prática, consiste em uma massa de arroz frita servida em molho avermelhado que normalmente se encontra nas ruas da Coreia.

Basicamente, a primeira menção desse prato se deu em documentos do século 19. Desde então, ele foi sendo aprimorado e hoje os ingredientes usados em seu preparo variam muito. Tanto conforme a região, quanto pelo gosto pessoal de quem prepara esse prato.

A versão mais clássica inclui massa de arroz, oden (bolinho de peixe), carne suína, molho de soja ou de pimenta. Os legumes, por exemplo, podem ser adicionados à receita, assim como ovo, cebolinha e gergelim. Mas, tudo vai depender de quem irá preparar ou consumir essa comida.

Qual é o gosto de Tteokbokki?

No geral, o Tteokbokki tem um sabor apimentado característico desse prato. Mas, por ser uma receita versátil, é possível criar versões menos picantes ou até mesmo sem nenhuma picância.

Por exemplo, você pode preparar o famoso Shanghai Topokki. Nessa versão geralmente se substitui o tradicional molho apimentado vermelho pelo molho de ostra chinês.

Com esse prato, também é possível criar outras fusões, como o rabokki, versão coreana do ramen, feita combinando Tteokbokki com ramyeon.

Tudo vai depender da sua criatividade e gosto pessoal. Mas, sem dúvida qualquer combinação com fica muito saboroso.

Veja também
Kimchi – Aprenda como fazer a Acelga Fermentada Coreana
Leite de Banana Coreano (Banana Milk) – Curiosidades e Onde comprar!

Onde comprar?

Além de poder fazer em casa você pode também comprar pronto em sites que vendem produtos orientais ou ir pessoalmente em lojas físicas.

Um exemplo é se você mora em São Paulo pode ir no supermercado Otugui que fica no bairro do Bom Retiro:

Yopokki no supermercado Otugui no Bairro do Bom retiro em São Paulo.

Como fazer Bolinho de arroz Coreano

Tradicionalmente, esse prato leva rolinhos de massa de arroz fritos servidos em um molho picante ou de soja cremoso. Mas, também existe o chamado Tteok kkochi que é a versão da receita servida em palitos.

Você também pode fazer com frutos do mar, frango, queijo ou com o que preferir. E para ajudar você a se inspirar na criação dessa iguaria tipicamente coreana, abaixo listamos algumas receitas deliciosas com. Confira!

Receita de Tteokbokki/Topokki

Para preparar esse prato, você vai precisar dos seguintes itens:

Ingredientes para base:

  • 350g de bolinhos de arroz coreano (tteok)
  • 60g de cebola fatiadas 
  • 2 xícaras de caldo de dashi
  • 150g de bolos de peixe coreano (eomuk)

Ingredientes para o molho:

  • 1 colher (chá) de alho bem picado
  • 1 ½ colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (chá) de Gochugaru (pimenta coreana em flocos)
  • 3 colheres (sopa) de gochujang (pasta de pimenta coreana)
  • 1 colher (sopa) de molho de soja

Modo de preparo

  1. Primeiramente coloque os bolinhos de arroz coreanos em água morna e deixe-os de molho por 10 minutos. Em seguida, tire-os da água e reserve. Caso os seus bolinhos já estejam macios, não é necessário realizar essa etapa.
  2. Na sequência, em uma panela ferva o caldo dashi sempre em fogo médio, até que o molho se dissolva por completo.
  3. Em seguida, coloque em uma frigideira os bolinhos de arroz e os bolinhos de peixe já enxaguados em água quente e cortados em pedaços pequenos juntamente com o Gochugaru, o molho dashi e os demais ingredientes.
  4. Misture bem todos os elementos e espere ferver. Quando levantar fervura, reduza o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  5. Depois que transcorrer esse tempo seu Tteokbokki/Topokki estará pronto.

Se preferir também pode adicionar ao final sementes de gergelim torrado e cebolinha picada para dar um frescor a mais ao prato.

Depois de pronto, essa receita pode ficar na geladeira por até 24 horas. Mas, esse tempo pode variar a depender dos ingredientes que usar no seu preparo. Isso porque, além dos descritos acima, essa receita também vai muito bem com óleo de gergelim, ovo, legumes, entre outros ingredientes.

Na Coreia é servida em espetinhos ou então copinhos, sendo um aperitivo perfeito para os dias mais corridos.

É uma comida coreana muito popular nas barracas de rua na Coreia do Sul em que os moradores fazem fila para fazer pedido:

Tteokbokki coreano !! Os clientes estão fazendo fila desde a manhã. / korean street food

E você, o que achou dessa iguaria coreana? Agora que já sabe como prepará-la aproveite e faça para seus amigos ou então familiares experimentarem esse clássico da culinária sul coreana.

Tteokbokki Topokki
Print

Receita de Topokki/Tteokbokki

Receita de como fazer Topokki ou conhecido também como Tteokbokki
Course Snack
Cuisine Coreana
Keyword bolinho de arroz coreano, topokki, tteokbokki

Ingredients

Ingredientes para base:

  • 350 gramas bolinhos de arroz coreano (tteok)
  • 60 gramas cebolas fatiadas
  • 2 xícaras caldo de dashi
  • 150 gramas bolos de peixe coreano (eomuk)

Ingredientes para o molho:

  • 1 colher de chá alho bem picado
  • 1 ½ colher de sopa açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa Gochugaru (pimenta coreana em flocos)
  • 3 colheres de sopa gochujang (pasta de pimenta coreana)
  • 1 colher de sopa molho de soja

Instructions

  • Primeiramente coloque os bolinhos de arroz coreanos em água morna e deixe-os de molho por 10 minutos. Em seguida, tire-os da água e reserve. Caso os seus bolinhos já estejam macios, não é necessário realizar essa etapa.
  • Na sequência, em uma panela ferva o caldo dashi sempre em fogo médio, até que o molho se dissolva por completo.
  • Em seguida, coloque em uma frigideira os bolinhos de arroz e os bolinhos de peixe já enxaguados em água quente e cortados em pedaços pequenos juntamente com o Gochugaru, o molho dashi e os demais ingredientes.
  • Misture bem todos os elementos e espere ferver. Quando levantar fervura, reduza o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  • Depois que transcorrer esse tempo seu Tteokbokki/Topokki estará pronto.

Notes

Depois de pronto, essa receita pode ficar na geladeira por até 24 horas. Mas, esse tempo pode variar a depender dos ingredientes que usar no seu preparo. Isso porque, além dos descritos acima, essa receita também vai muito bem com óleo de gergelim, ovo, legumes, entre outros ingredientes.
0 0 Votos
Classifique o artigo

Deixe um comentário

Sair da versão mobile