Menu

Soju: Conheça mais sobre essa bebida coreana!

Conheça a bebida coreana mais popular do mundo o Soju!

O soju (hangul: 소주; hanja: 燒酒) é uma bebida popular não só em toda a Coreia do Sul e do Norte, mas no mundo todo e é encontrada geralmente em pequenas garrafas de 360ml ou até de 200ml.

Um dos fatores que ajudaram a aumentar essa popularidade são os dramas/filmes coreanos e suas celebridades e grupos/bandas K-pop (Korean pop).

Sumário do artigo
O que é Soju?
História
Marcas
Soju de frutas
Soju premium
Drinks com Soju
Etiqueta ao beber
Acompanhamentos
Soju nos doramas

Este artigo não tem o intuito de incentivar o consumo de álcool e sim de caráter informativo sobre a bebida coreana soju. Beba com moderação!

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa bebida que é a favorita dos coreanos e de quem também aprecia a cultura/onda coreana (Hallyu).

O que é Soju?

Soju (소주) é uma bebida alcoólica destilada coreana, há muitos anos popular na Coreia do Sul.

O ingrediente tradicional de sua fabricação é o arroz, mas pode ser encontrada com outros como batata-doce, trigo, cevada e tapioca. Geralmente seu teor alcoólico varia de 16-17% a 45%.

Bebida destilada é um processo que separa duas substancias líquidas distintas, geralmente água do álcool, de um líquido fermentado a partir de grãos. Com essa separação é possível acrescentar mais álcool aumentando o teor alcoólico, “principal objetivo“de uma bebida destilada.

História

A origem do soju tem início no século 13 (dinastia Goryeo) com os mongóis Yuan, que aprenderam a técnica de destilação Arak dos persas, na sua invasão entre os anos de 1231–1259 na Coreia.

Os mongóis fizeram bases na capital Gaegyeong, Andong, ilha de Cheju entre outros lugares, com planos para fazer uma expedição ao Japão (invasão) onde foram construídas as destilarias transmitindo o processo de destilação.

Durante os séculos que se passaram o soju foi usado tanto como uma bebida somente para a alta sociedade da época como para fins medicinais.

Com o tempo os habitantes locais foram aprendendo a produzir dentro de suas casas, se tornando assim uma bebida para qualquer pessoa e não somente a elite.

Em 1965 com a escassez do arroz o governo proibiu o uso desse ingrediente para produzir a bebida e foi que então começaram a surgir a fabricação com outros grãos como batata doce, tapioca, trigo, cevada entre outros.

Mesmo com a retirada da proibição em 1999 permitindo que as fabricantes voltem a usar o arroz, muitas continuam atualmente usando diversos grãos na fabricação.

Hoje em dia encontramos os mais diversos sabores e marcas dessa bebida coreana.

Marcas

São tantas marcas de soju que fica difícil saber qual escolher, porém existe uma que é líder mundial há muitos anos.

A empresa HiteJinro fabrica marcas bem populares como a Chamisul que tem 19% de teor alcoólico e Chamisul Fresh com 17,8%.

Segundo o site “Drinks International” desde 2001 a Chamisul é a bebida destilada número 1 entre 180 marcas. Em 2018 vendeu mais de 78 milhões de caixas de 9 litros no mundo.

Temos outras marcas populares de acordo com cada região/província.

Marca de sojuRegião/província
ChamisulSeul, Incheon e Gyeonggi
Chum-ChurumGangwon
O2LinnDaejeon e Chungcheongnam
Cool CheongpungChungcheongbuk
HiteJeolla do Norte
CharmDaegu e Gyeongsanbuk
GooddayUlsan e Gyeongsangnam
WhiteUlsan e Gyeongsangnam
C1Busan
YeBusan
YipsejooGwangju e Jeolla do Sul
AHop Si VahnGwangju e Jeolla do Sul
OlleIlha de Jeju

Na imagem a seguir é mostrado as marcas favoritas dos coreanos em 2018 de acordo como o site Statista:

marcas de soju favoritas dos coreanos

Na Coreia do Norte tem a sua própria marca também o Pyongyang Soju, desde 2009 na fábrica de alimentos no Rio Taedong.

Soju de frutas

Visando aumentar as vendas as marcas mais populares começaram a fabricar sabores das mais variadas frutas em suas bebidas.

Alguns dos sabores mais populares são:

  • Blueberry
  • Limão
  • Ameixa
  • Pêssego
  • Morango
  • Uva verde
  • Toranja (Grapefruit)

Marcas como Hintejiro, C1, Chum Churum entre outras são as fabricantes mais conhecidas.

Soju premium

Seguindo o princípio da fabricação tradicional temos algumas marcas que produzem alguns sojus premiums que além de prometerem uma qualidade acima dos populares (na fabricação), o preço também é bem acima.

Andong  Soju é feito por uma família de renome, mais especificamente pela Cho Ok Hwa atualmente, na região de Andong (possivelmente usa o método tradicional trazido pelos mongóis) que utiliza as melhores técnicas/métodos caseiros que foi passado de geração para geração.

A empresa/grupo Kwangjuyo que fabrica cerâmicas, também produz um dos sojus premiums de muita qualidade.

O Hwayo enfatiza que na sua fabricação usam agua da mais pura, 100% arroz coreano e com mais de 700 anos de tradição.

Existem inúmeros sojus considerados premiums, a própria Hitejinro fabrica, por exemplo, o Chamnamootong Margeunisul, Ilpoom JINRO.

Drinks com Soju

Alguns reclamam que o soju é uma “bebida sem gosto”, simplesmente não gostam do sabor tradicional das marcas mais vendidas ou querem dar um novo sabor criando os mais variados drinks.

Boa parte dos drinks/bombs são misturados com a cerveja de marcas como Cass e Hite.

Abaixo você verá os mais populares entre os coreanos e estrangeiros:

Somaek (소맥)

Nada mais é que a mistura de soju mais cerveja coreana (Maegju  – 맥주)  em que a quantidade de cada item varia muito, mas geralmente é 30% de soju e 70% de cerveja.

Depois de misturado os dois ingredientes geralmente se pega uma colher, mergulha no copo com a bebida e bate no fundo gerando uma espécie de redemoinho.

Poktanju (폭탄주)

É parecido na mistura com o somaek, mas a diferença que o copo de soju é jogado dentro do copo de cerveja. Muitas vezes é empilhado em vários copos, derrubando-os em sequência.

Kojinkamrae (고진감래)

Esse é acrescentando mais um ingrediente ficando assim; 1 copo de soju + copo de cerveja + copo de Coca-Cola (do tamanho do copo de soju).

Para preparar o kojinkamrae é simples. Dentro do copo vazio é acrescentado o de soju e de Coca-Cola e depois e despeja a cerveja.

Existem muitos outros tipos de drinks, inclusive um que vai Soju + Sprite + Yakult, mas esses acima são os mais populares. Veja abaixo um vídeo sobre:

No geral o copo de soju tem o tamanho de 5cm x 5.5cm.

Etiqueta ao beber Soju

Para quem conhece um pouco da Coreia do Sul, sabe que lá além do idioma ter destaque na maneira de falar informalmente e formalmente (assim como o Japão) para as mais variadas situações.

Ao beber com amigos, chefes e outras pessoas temos também que saber como se portar nesse tipo de situação.

Quando você se encontrar com um superior ou pessoa mais velha e ele lhe oferecer uma bebida:

  • Segure com as duas mãos, uma segurando com a palma o copo e a outra ao redor enquanto fica com a cabeça levemente abaixada.
  • Ao beber vire seu rosto de lado, ainda segurando com as duas mãos, para seu superior/pessoa mais velha. Se for o primeiro copo, vire ele de uma só vez.

Outra forma de mostrar respeito é segurar com uma mão o copo e com a outra apoiar o braço enquanto a pessoa enche seu copo.

Se a pessoa é um amigo íntimo você pode segurar somente com uma mão.

Acompanhamentos

Ingerir bebida alcoólica de estomago vazio não é recomendado, pois de certa forma faz você ter menos resistência contra o álcool ficando suscetível a embriagar-se mais fácil.

Por isso que sempre vemos algum tipo de prato e acompanhamento ao beber soju e são dos mais variados da comida coreana.

Chamados de Anju (안주 – Lanche) os acompanhamentos que são servidos juntos de bebidas alcoólicas.

Samgyeopsal (삼겹살)

Samgyeopsal significa literalmente barriga de porco, mas nesse caso ela é sem pele. Muito popular entre os coreanos.

A carne vem crua para você mesmo assar na grelha e pode ir acompanhada de alface, alho e outros alimentos. Pode ser considerado o churrasco dos coreanos.

Samgyeopsal – Fonte: Wikipedia

Jokbal (족발)

Jokbal, pé de porco, é também uma das comidas mais pedidas pelos coreanos. Encontra-se geralmente refogado com molho de soja, gengibre, alho e vinho de arroz.

Dakbal ( 닭발 )

São pés de galinha bem apimentados fritos ou grelhados e vem com ou sem osso.

Para comer é preciso usar umas luvas descartáveis. Costuma aparecer muito em filmes e séries coreanas.  

Existem muito mais lanches que são considerados bons para acompanhar uma bebida alcoólica.

Soju nos doramas

Dificilmente não se vê cenas, em séries ou filmes coreanos, em que eles bebem algum tipo de bebida alcoólica.

Muitas vezes bebem até cair e não lembrar do que aconteceu na noite passada. É muito recorrente ver isso. Há casos que eles pedem o frango frito coreano  (순살치킨)para tomar com alguma bebida.

Dorama coreano (k-drama) Chief Kim

O soju sempre aparece já que é uma bebida muito barata, cerca de 1 USD, na Coreia do Sul e também tem um forte apelo comercial. Muitas celebridades, sejam atores ou grupos de música, fazem comerciais dessa bebida.

Para se ter uma ideia atores como IU (Lee Ji-Eun), Suzy (Bae Su-ji), Lee Min-Jung, Hyuna, Song Joong-ki, Irene (Red Velvet) e muitos outros já fizeram ou fazem comerciais.

Soju em caixinhaFonte

Acredito que aqueles sojus em caixinhas (soju box), vendidos há muitos anos, também contribuíram para o aumento entre os coreanos no consumo dessa bebida.

Perceba que ele pode facilmente ser confundido com um suco que usa embalagem semelhante.

Recentemente o governo sul-coreano está revisando a lei de promoção de bebidas alcoólicas em que celebridades aparecem nos rótulos.

É normal para um coreano beber depois do trabalho, pois é como se fosse uma extensão dele. Quem recusa é mal visto pelos colegas. É uma espécie de confraternização para ficarem mais próximos.

A cultura da bebida na Coreia do Sul é forte, não é difícil encontrar pessoas caídas na rua de tanto beber. O que ajuda muito também é que em cada esquina você encontra uma loja que venda soju.

Coreia do Sul é o país onde mais se bebe álcool no mundo
Pesquisa mostra que os sul-coreanos bebem muito mais que qualquer outro povo do mundo, com a impressionante média de 13,7 shots de bebida por pessoa por semana. Fonte.

Nem tudo são flores, não é? Se for beber, beba com moderação e aproveite o que tem de melhor dessa cultura que está em alta nos dias de hoje!

Gostou do artigo? Não se esqueça de compartilhar com todos os seus amigos que gostam da cultura coreana!

Fontes: Imagem da capa, linkadas no artigo e consultas a revista Koreana

Sair da versão mobile