Menu

Gochugaru – Saiba mais sobre a pimenta vermelha em pó coreana

Também chamado de pó de pimenta coreana, o Gochugaru é tempero muito popular na Coréia. Inclusive, ele está presente em muitos pratos da culinária coreana reconhecidos mundialmente pelo sabor e picância característicos.

Sua aparência é muito similar aos flocos e pós de pimenta que se vê no supermercado. Contudo, a textura, cor e também o sabor são únicos, fazendo dessa especiaria um tempero indispensável em qualquer prato tipicamente coreano.

Veja a seguir mais detalhes sobre a pimenta vermelha em pó coreana e saiba como ela é feita e onde usá-la. Confira!

O que é Gochugaru?

O Gochugaru é um pó de pimenta coreano que se assemelham a flocos de pimenta vermelha e que é moído grosseiramente no pilão. 

Seu nível de picância varia de acordo com a forma como é feita, podendo ir de leve a muito picante. Além disso, seu sabor é bem característico, trazendo um gosto levemente defumado, doce e picante ao paladar.

Como fazer Gochugaru

Tradicionalmente, o Gochugaru é feito a partir de pimentas sem semente e postas ao sol para secar. 

Mas, existem diferentes formas de produzir essa especiaria. Inclusive, a maioria das famílias coreanas preferem fazer seu próprio tempero ao invés de comprar Gochugaru no mercado.

Para fazer esse tempero da forma clássica, você vai precisar basicamente de pimentas vermelhas secas. O modo de fazer é muito simples:

  1. Primeiramente você deve retirar as hastes, a parte superior e as sementes dos pimentões. Se preferir um tempero mais picante você pode manter as sementes.
  2. Em seguida remover toda a sujeira dos pimentões secos com um pano limpo.
  3. Depois que fizer isso, leve os pimentões para triturar no liquidificador e transformá-los em flocos. Caso queira um Gochugaru em pó, então deve moer os pimentões no pilão.

Gochugaru e Gochujang são a mesma coisa?

Muitas pessoas que não tem contato frequente com a culinária coreana, costuma confundir o Gochugaru com Gochujang.

Inclusive, há quem ache até que se tratam do mesmo tempero. Contudo, ambos se diferem em vários aspectos, a começar pela textura.

Normalmente é possível encontrar pimenta vermelha coreana em pó, flocos ou granulado. Enquanto isso, o Gochujang vem em forma de pasta.

O sabor é outro fator que difere os dois temperos. O Gochujang tem um sabor diferenciado, uma vez que seu preparo envolve a mistura de arroz, soja e sal. Já o Gochugaru, como já citamos, tem um sabor defumado, doce e picante.

Onde usar a pimenta vermelha coreana?

Receita com Gochugaru

Agora que você já sabe o que é o Gochugaru, deve estar se perguntando em quais receitas pode usar esse tempo, não é mesmo?

No geral, a pimenta vermelha coreana vai bem em diferentes pratos. Você pode usa-la para preparar um delicioso Sundubu, que é um ensopado de tofu, ideal para os dias mais frios. A sopa leva frutos do mar, os flocos de pimenta vermelha coreana e queijo de soja.

Se preferir, também pode usar essa especiaria em saladas. O Oi Mutchim é uma salada de pepino apimentada muito comum na Coréia e que é super simples de fazer. Você só vai precisar de pepino em rodelas, cebola, alho picado, glucose de milho, sal, semente de gergelim, vinagre branco e pimenta vermelha coreana.

Mas, o clássico coreano que faz do Gochugaru uma verdadeira estrela é o Kimchi. Essa iguaria tradicional de países asiáticos é feita com repolho fermentado e bastante pimenta e especiarias.

Consumir Arroz com Kimchi temperado com a pimenta vermelha coreana é o mesmo que comer arroz com feijão aqui no Brasil.

Portanto, o Gochugaru trata-se de um tempero que dá o toque característicos dos pratos coreanos. E, portanto, não pode faltar nas receitas típicas dessa região.

Sair da versão mobile